sábado, 26 de janeiro de 2013


Mulheres goianas ganharão primeiro Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama, com equipamento que visualiza tumores em 3D


Goiânia, 24 de janeiro de 2013 – As cerca de 800 mil mulheres goianas com idade acima de 40 anos são as maiores beneficiadas com a parceria oficializada hoje entre o Instituto Avon e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), para a construção de um avançado Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama de 1.089 metros quadrados ao lado do hospital. O Instituto Avon está destinando R$ 2,3 milhões para este projeto, um dos maiores aportes da história da organização, que está celebrando 10 anos de trabalho pela redução da mortalidade por câncer de mama. Esta doença, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), levou mais de 12 mil mulheres à morte no país em 2010. É o segundo tipo de neoplasia mais frequente no Brasil. Em Goiás, as estimativas indicam que, só no ano passado, surgiram 294 novos casos da doença.
(Foto AVON Brasil)
O novo centro foi idealizado de acordo com os mesmos parâmetros dos demais quatro centros de detecção apoiados pelo Instituto Avon em Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Barretos (SP) e Jundiaí (SP). O objetivo é oferecer qualidade e conforto no atendimento, exames precisos e feitos com agilidade, além de rapidez nos agendamentos e nos diagnósticos. Com a otimização dos serviços, que estarão todos centralizados no mesmo local, o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas/UFG espera dobrar sua capacidade de atendimento de 9 mil para 18 mil mulheres ao ano. Além disso, o centro será o primeiro no estado a contar com um aparelho de estereotaxia, de alta precisão, que permite a identificação de tumores em 3D. A previsão de inauguração do Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama é maio de 2014.

Poderão ser atendidas gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), mulheres de todo o estado de Goiás, com idade igual ou maior que 40 anos (e/ou com 35 anos ou mais com alto risco para o câncer de mama), direcionadas pelos serviços municipais de saúde. O atendimento contará com toda a infraestrutura para oferecer um serviço completo, do atendimento ambulatorial em mastologia e procedimentos diagnósticos (como mamografia, ultrassonografia e outros) até as especialidades de oncologia e cirurgia plástica, passando por serviços de apoio como assistência social e psicologia, além de favorecer a formação, a capacitação e a pesquisa.

Segundo a pesquisa Instituto Avon/Data Popular – Percepções sobre o Câncer de Mama, realizada no ano passado, dentre as mulheres com histórico de câncer de mama, a primeira suspeita da doença surgiu após autoexame, mencionado por 38,4% das entrevistadas. A mamografia aparece em segundo lugar, citada por 29,9% das mulheres, indicando que a maior parte delas ainda descobre o câncer de mama quando os tumores já estão maiores e podem ser percebidos pelo toque, momento em que o tratamento passa a ser menos efetivo do que se realizado quando o tumor ainda é bem pequeno. A pesquisa ouviu 1.700 pessoas, entre mulheres com e sem histórico da doença, homens e profissionais de saúde de todo o país.


Uma parceria de longa data em Goiás
 – O Instituto Avon tem um histórico de parcerias com o Programa de Mastologia da UFG que começou em 2005, com iniciativas para favorecer o acesso das mulheres goianas à informação e ao tratamento de qualidade para o câncer de mama. A primeira iniciativa foi o apoio ao projeto De Peito Aberto, do Hospital das Clínicas/UFG, com um aporte de quase R$ 100 mil para investimento em capacitação e treinamento de agentes comunitário se saúde em relação ao câncer de mama. Dois anos depois, as duas instituições se uniram novamente para uma ação de detecção precoce que contou com a participação de agentes comunitários de saúde e revendedores Avon, na qual o Instituto Avon destinou cerca de R$ 160 mil para a compra de um aparelho de ultrassom e computadores. Por fim, em 2010, o Hospital das Clínicas da UFG recebeu um aporte do Instituto Avon no valor de R$ 14,5 mil para viabilizar as publicações da produção científica dos dados epidemiológicos do Câncer de Mama levantados em Goiânia e em todo o estado de Goiás.
Em parceria com o Fundo Municipal de Saúde, em 2007, o Instituto Avon realizou a doação de um mamógrafo no valor de R$ 180 mil para o Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em um projeto de rastreamento em mulheres acima de 40 anos em Itumbiara/GO.

Maria da Guarda, uma revendedora pela causa
 – Há mais uma grande ligação entre o estado de Goiás e o Instituto Avon, quando se fala de combate ao câncer de mamaA revendedora de produtos Avon Maria da Guarda Ferreira é de Iporá, no interior de Goiás. Ela descobriu estar com a doença em 2003, após ler um dos folhetos explicativos sobre a doença que chegou dentro de sua caixa de produtos. Fazendo o autoexame da mama durante o banho, sentiu o tumor. “Aquele folheto salvou minha vida”, lembra. “Apesar de já ser um tumor grande, tive tempo de buscar tratamento e fui curada”. Maria da Guarda já representou as revendedoras em várias mobilizações relacionadas à campanha Avon contra o Câncer de Mama. Entre elas, viajou ao Chile para levar sua mensagem de esperança e foi homenageada pelos mais altos executivos da Avon global em evento celebrativo dos 125 anos da empresa, em São Paulo, em 2011. Sua história pessoal de força e esperança também é comovente. Mãe de duas filhas, ela foi abandonada pelo marido logo no início da doença. Seguiu trabalhando como revendedora Avon mesmo durante o período da doença, para sustentar a família. Hoje, formada em pedagogia, namorando e um grande sucesso como revendedora, ela também dedica-se a uma organização que apoia mulheres com câncer de mama. “Foi difícil, mas saí mais forte dessa história, decidida a motivar as mulheres a fazerem os exames, a cuidarem delas próprias, para que possam cuidar de quem elas amam.”
  (foto AVON Brasil)
A revendedora autônoma de produtos Avon é a maior força de ação das causas do Instituto Avon. Ela dissemina informações e promove a venda dos produtos que apoiam a campanha, comercializados nos folhetos da Avon. No Brasil, as cerca de 1,5 milhão de revendedoras participam anualmente das mobilizações pela causa que a Avon promove globalmente, em outubro, com a participação de grande parte do seu contingente de mais de 6 milhões de revendedoras. Só no Brasil, aconteceram mais de 800 mobilizações em 2012, a maioria com corridas ou caminhadas envolvendo as comunidades, para disseminação de informações sobre a importância da detecção precoce para salvar vidas. Goiânia foi um dos destaques, reunindo mais de 3 mil pessoas em uma Corrida e Caminhada contra o câncer de mama. Por essa contribuição, as revendedoras de Goiânia foram homenageadas no evento de anúncio da parceria, representadas por Maria da Guarda.

 UFG – Universidade Federal de Goiás
Assessoria de Imprensa
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6 comentários:

Lu Filippi disse...

Realmente é uma grande conquista para as mulheres, ter acesso a exames gratuitos é um passo muito importante na nossa vida, pois muitas mulheres não fazem o auto-toque,eu particularmente fazia e como encontrei algo que fui posto de saúde e faço os procedimentos normais e não foi detectado nada, então fiz ultra-sonografia e eles estavam lá. Agora só faço acompanhamento todo ano e me cuido muito, acho que tem que se tocar é o passo mais importante para saber como esta o seu corpo.

Florluciara disse...

Com certeza querida Lu Filipi,também fiz recente minha primeira mamografia,vi estrelas mas valeu a pena.

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Beijos!!!
Florluciara